30 de junho de 2009

O jeans nosso de cada dia

Atendendo a pedidos, resolvi escrever sobre aquele que, possivelmente, contaria 90% de nossas historias, caso pudesse falar. Nosso companheiro no dia a dia, nas baladas, nos passeios. Fator comum nos looks de celebridades e de anônimos, pois ninguém pode imaginar o armário sem o Jeans: calça jeans, short jeans, saia jeans, vestido jeans, jaqueta jeans, jeans, jeans... muito jeans.

Dos mineradores aos fashionistas

Foi em 1853, para suprir a necessidade de vestimenta dos mineradores americanos, que Levi Strauss criou a primeira ideia do jeans. O judeu alemão, que comercializava lona, sentiu o peso da concorrência e investiu em algo que até então não havia sido pensado: uma roupa resistente e confortável para os trabalhadores das minas.
Em 1872, Jacob Davis percebeu que as costuras dos bolsos não agüentavam o peso das pepitas de ouro, e foi ai que sugeriu sua costura –utilizada nas capas para eqüinos- em troca de uma sociedade. Estava formada a parceria que renderia o primeiro lote de calças nº 501 – modelo mais famoso da Levi’s.



Aos poucos os modelos foram aprimorados:
1860- surgem botões de metal.
1886- etiqueta de couro presa no cós da calça.
1890- cor índigo.
1910- bolsos traseiros.

Foi na década de 30 e principalmente vestindo astros no cinema (associação que sempre resulta em sucesso no mundo da moda!), que o jeans se popularizou. Além disso, vestiu os soldados durante a 2º Guerra Mundial e, após a vitória dos Aliados, conquistou a Europa.

Democrático e Popular com um tom de Rock’n Roll

Em 1940, ele estava associado à imagem de motociclistas em suas Harley-Davidson.
Em 1950, era símbolo de rebeldia integrando o figurino de James Dean, em Juventude Transviada. Também conquistou Marlon Brando e Elvis Presley, ícones da época na vida artística e em ditar moda. Surgia um look clássico: JEANS + CAMISETA BRANCA.

Marlon Brando/ James Dean


Elvis Presley

Marylin Monroe deu o tom de sensualidade ao jeans.


Já na década de 70, com o movimento hippie, o jeans permaneceu como peça chave, porém surgiu a idéia de customização.

JEANS = PEÇA FUNDAMENTAL + BARATA + JUVENTUDE
JEANS = PEÇA SIMPLES E EXPRESSIVA

Curiosidades:
- Anos 70: Calvin Klein foi o primeiro a levar o jeans para as passarelas.
- Antes dos anos 80, o jeans era desconfortável, pois chegava ao consumidor sem nenhuma lavagem e engomado, apenas após algumas lavagens domésticas ele melhorava.
- Made in Brasil: o Brasil é o maior produtor de tecido jeans (denim) do mundo.

Premium Jeans

Ficou claro que o jeans transcende a moda.
A fim de atender um mercado exigente, de luxo, que busca exclusividade, surge o Premium Jeans. Tudo indica que ele começou nos anos 70 com a italiana Diesel. Em 90 surgiram várias marcas californianas como: 7 For All Mankind, True Religion, Citizens of Humanity, Rock & Republic, entre outras.

“ O conceito de Premium jeans se baseia em três pilares: fabric, que tem a ver com utilizar os melhores tecidos do mundo, como o denim americano, italiano e japonês – este último é considerado o creme de la creme do denim; finish, lavagem e acabamento diferenciados, que, por serem artesanais, resultam em peças exclusivas; e fit, caimento perfeito devido aos cortes e modelagens que valorizam o corpo. Para se ter ideia, algumas calças podem ser dupla-face, outras vem com forro estampado... Além disso, o Premium jeans está ligado ao atributo exclusividade”. (por Patrícia Rebelo, O Povo)
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Conheça alguns modelos nos sites oficiais das marcas, ou nas lojas revendedoras:
http://www.diesel.com/
http://www.7forallmankind.com/
http://www.jeanshall.com.br/
http://www.thejeansboutique.com.br/

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Looks:

Boyfriend jeans


Skinny




Shorts jeans:




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